quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Exercício 6 — Animação com simulações de física e sistemas de partículas.





Neste trabalho fiz um incêndio, num registo mas realista que a animação anterior, tentando aludir à destruição, caos e morte que este traz. A construção do fogo exigiu-me muitas tentativas, as primeiras não estavam a funcionar e tive que experimentar com vários cenários e objectos diferentes do cenário final.
Tentei fazer a roupa no estendal com volume mas as próprias formas cruzavam-se e não estava a conseguir um bom resultado. Inclui partículas para simulação de chuva e apesar de nos renders de imagem se verem bem, ficaram quase invisíveis na animação final.
O render demorou muito mais do que estava à espera, e depois de 14 horas de render o formato desta não estava correto. Para evitar outra espera decidi fazer upload para o Youtube para que este me convertesse para um formato legível pelo editor de video, onde editei imagem e som.
Quis incluir o fluid modifier mas devido a uns problemas não consegui inclui-lo nesta animação.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Exercício 5 — Animação por Keyframes


Neste exercício apliquei as técnicas aprendidas até hoje durante as aulas. Modelei um peixe e pu-lo a nadar com uma ordem aleatória característica de muitos peixes. Decidi desenhar dois creepers para dar a ideia oposta ao peixe, enquanto que o peixe e a água representam vida, os creepers passeiam cá fora ameaçando a existência de qualquer outra vida. No lago também apliquei uma animação para dar a ideia de movimento da água. O espaço virtual pretende ser um planeta rochoso com uns poucos lagos e um céu de cor estranha coberto de estrelas.
Tanto nos peixes como no planeta apliquei uma simples textura de clouds, com relevo no caso do espaço virtual, nos lagos usei o efeito de vidro e respectiva distorção, e por fim, nos creepers, usei UV mapping para a cara e corpo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Exercício 4 — Uv mapping









Uv mapping com um cilindro e com um pacote de cereais. Para melhorar a composição decidi fazer uma tigela e depois adicionar uma tentativa de imitação de leite.

Experiências durante a aula










Exemplos de algumas funções do blender. Inicialmente na função "world" e depois algumas funções do "modifier". Por fim a primeira experiência com uv mapping.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Exercício 3 — Natureza Morta










Comecei por desenhar a base, uma tigela, com a ajuda de um tutorial do Youtube, e após a construção uma superfície passei ao desenho de uma laranja. Com alguma prática continuei a desenhar uma maçã, uvas e uma banana. Por fim, fiz alguns jogos de luz e de composição. 

Testes de luzes e texturas






O objectivo destes renders era apenas um registo dos efeitos das luzes de várias intensidades e cores. Numa fase final testei as opções dos objectos experimentando uns efeitos de transparência e reflexo, aplicando por fim as texturas e cores.

sábado, 29 de setembro de 2012

Exercício 2 — 2ª Cadeira mais candeeiro




Desta vez quis desenhar algo com a esfera. Fiz uma cadeira e um candeeiro e umas tentativas falhadas de um puff. Queria melhorar o apoio de costas mas quis arranjar uma solução sem ter que recorrer às curvas e me poder ficar pelos modelos do Mesh.
Algo se está a passar com o meu blender, devo ter activado ou desactivado uma opção qualquer sem querer e agora não consigo rodar a câmara ou qualquer outro objecto sem que ele se desfaça. O eixo de rotação mudou do centro do objecto para outro ponto e não estou a conseguir encontrar uma solução. No caso da câmara não roda de todo. Apenas consigo move-la através dos eixos. Adicionei uma luz para uma melhor visão do modelo na única visão que estou a conseguir do render. Tenciono encontrar a solução para o problema e melhorar a visão e os modelos.

Exercício 2 — Desenho de uma cadeira.






A partir de um cubo, e através de técnicas de distorção, desenhei uma cadeira. Fiz um estudo das luzes e com a ajuda do professor criei uma segunda luz de forma a mostrar mais pormenores da cadeira. Com uma terceira luz fiz um jogo de intensidade de forma a mostrar mais ou menos faces. Tentei criar um chão e paredes para uma melhor percepção do espaço.

Exercício 1 — 1ª experiência no Blender.




Como primeira experiência tentei desenhar um macaco aproveitando a cabeça pré feita do programa. Fiz umas experiências de luzes, umas tentativas de mover a câmara, distorcer as formas iniciais e fazer montagens (apenas a partir do cruzamento das formas).